Ansiedade

Ansiedade

Quais são os principais tipos de ansiedade e como tratá-los?

Quando estamos esperando por uma notícia, pela confirmação de uma viagem ou por um acontecimento inusitado é comum ficarmos ansiosos pelas respostas e informações sobre o assunto. Mas, embora seja muito ligada ao estresse da chamada “vida moderna”, a ansiedade já é alvo de estudosde psicólogos há mais de 100 anos, desde as obras de Freud, considerado o pai da psicanálise. Em alemão, idioma usado pelo autor, a palavra era angst, que se traduzida para o português, a palavra mais apropriada seria angústia. Mas o que causa essa angústia, ou ansiedade, e como tratá-la?

Os principais tipos de ansiedade

Com base nos preceitos da psicologia cognitivo-comportamental, existem cinco tipos de ansiedade comumente aceitos pelos psicólogos. São eles:

Transtorno de estresse pós-traumático:

Geralmente, se inicia depois de algum trauma desenvolvido ao longo da vida ou situação traumática. Nestes casos, a ansiedade está ligada ao medo relacionado à ocasião vivida. As lembranças ou a falta delas podem agravar o quadro.

Transtorno de ansiedade generalizada:

Diferentemente do anterior, o transtorno de ansiedade generalizada não costuma ter ligação com um fato em específico. Em geral, o estresse e as preocupações excessivas são as causas. O termo “generalizada” remete ao fato de que, neste tipo de ansiedade, todas as situações são vivenciadas com angústia e medo. É como se as coisas do dia a dia fossem ter um final trágico a todo tempo.

Transtorno do pânico:

Neste tipo de ansiedade, o desconforto é também físico, a pessoa passa a sentir falta de ar e, às vezes, tem a sensação que está à beira de um ataque de coração. As chamadas “crises de pânico” acabam contribuindo para o aumento do transtorno, já que, passada a crise, aumenta o medo de ter um novo episódio.

Fobia social:

Muitas vezes associado à síndrome do pânico, este é um dos tipos mais comuns de ansiedade. O medo de ser constantemente avaliado por outras pessoas torna qualquer exposição pública tomada por angústia e medo de ser humilhado ou criticado perante os outros. Como consequência, este tipo de transtorno pode levar ao isolamento social.

Transtorno obsessivo-compulsivo:

A sigla desse transtorno tem se popularizado: TOC. Esse transtorno geralmente está relacionado ao medo de perder o controle sobre uma situação ou de que uma ação sua seja responsável por um acontecimento terrível. Bastante popularizado, o transtorno acaba sendo erroneamente associado a simples manias, mas seu tratamento é tão sério quanto os demais.

A psicanálise como aliada no tratamento

Após conhecer tantos tipos diferentes de ansiedade, é possível compreender o quão complexo pode ser o seu diagnóstico. Por isso, o mais adequado é buscar a ajuda de um profissional capacitado.

Mesmo se você acreditar que o seu caso não se trata de um dos quadros citados acima, compartilhar seus sentimentos, pensamentos e angústias com um psicanalista irá ajudá-lo a identificar o seu quadro.

E ainda mais importante: vai ajudar você a tratá-lo. Conseguir tirar a ansiedade da sua vida vai deixá-lo mais seguro e autoconfiante, e isso vai ter impactos positivos no seu dia a dia e nas atividades pessoais e profissionais.

*Os textos do site são informativos e não substituem atendimentos realizados por profissionais.

Leia também

Para agendar uma consulta, clique em Agendamento de Consulta